DICAS DA MESA: ANALÓGICO OU DIGITAL?

DICAS DA MESA: ANALÓGICO OU DIGITAL?

    por -

    DICAS AD

    É normal nos tempos de hoje cada vez mais ouvirmos as famosas frases: “Ando não tendo tempo pra nada!”, “Não me sobra mais tempo pra isso”, e assim por diante. Seja sincero, você gostaria que os dias tivessem algumas horinhas a mais pra pôr em dia todos aqueles seus projetos, colocar em prática um hobby que tanto ama… No nosso caso, amantes dos jogos de cartas e tabuleiro, é muito comum que o “tempo” e os deveres de cada um trabalhem contra as chances de reunir um grupo de amigos ao redor de uma mesa para uma sessão longa e descontraída.

    Imagine você que, ao conversar com uma simpática senhora na empresa em que trabalho, descobri que no passado corajosos desbravadores da jogatina já realizaram partidas de xadrez por correio… Sim… O sujeito fazia a jogada e enviava a informação por carta para uma pessoa, às vezes, do outro lado do mundo. O oponente, por sua vez, respondia com a jogada seguinte e a partida seguia durante meses até que terminasse… Difícil acreditar nessa história quando pensamos nos irrefreáveis avanços tecnológicos dos quais já nos acostumamos e já fazem parte de nossas vidas. Eram outros tempos, os tempos do analógico… Mas não sejamos tão dramáticos. A solução para esse problema tão atual do tempo pode ser bem simples e estar bem na sua frente, ao alcance de um clique ou de um “toque”.

    ss_1deec1c7410b1f43039be8bd737c9d9b55b4d2fb.1920x1080
    Versão digital de Ticket to Ride Europe no Steam

    Talvez você ainda não saiba, mas existe uma série de versões digitais de famosos e imperdíveis jogos para todo o fã de jogos de carta e tabuleiro. Um ótimo lugar para passar horas jogando com seus amigos sem precisar sair de casa é a Steam, serviço conhecido por oferecer mais de dois mil jogos de PC para todos os gostos, que possui algumas versões digitais de representantes de peso do mundo dos board games, entre eles Catan, Hive, Talisman, Elder Sign, Small World e Ticket to Ride, dentre muitos e muitos outros. São jogos leves, muito bem trabalhados e com preço mais acessível que suas versões analógicas. Para entrar na comunidade Steam basta fazer um cadastro simples. Uma das grandes vantagens é que depois de comprado o jogo, você pode instalá-lo e acessá-lo de qualquer computador ou dispositivo que possua a Steam. No entanto, é necessário que todos os jogadores comprem e tenham sua própria versão do jogo instalada no seu computador.

    unnamed
    Versão digital de Small World para Android

    Ainda na área de versões para serem jogadas online, não podemos deixar de citar o Vassal, um software que permite que você jogue uma imensa quantidade de títulos de renome através de seus módulos. Imperdível para quem quer ir a fundo no digital. Você encontrará o software para download aqui.

    Existem também versões dos jogos para sistemas Android e iOS da Apple. Basta uma busca rápida e você pode se surpreender. Quem sabe você acaba encontrando o seu jogo favorito? Vale comentar ainda outra opção. Alguns sites disponibilizam as versões dos jogos para serem jogados online no próprio navegador, entre eles uma ótima dica é o Board Game Arena, uma comunidade criada por jogadores para jogadores, onde é possível encontrar uma grande lista de jogos à sua disposição implorando para serem acessados. Também é necessário um cadastro, mas é rápido e fácil. É bacana ver as informações detalhadas no seu perfil depois de jogar algumas partidas. Eles inclusive recompensam bastante os jogadores com “tokens” de conquista e estimulam a participação inclusive na parte de desenvolvimento e programação dos jogos no sistema usado pelo site.

    Você deve estar se perguntando, “não seria esse um estimulo errado, de migrar jogadores das versões analógicas (físicas) dos board games para suas respectivas versões digitais?” Sinceramente, não acredito que funcione dessa maneira. Acredito que todo tipo de divulgação é válida e aguça a curiosidade, resultando na conquista de mais jogadores para as versões físicas do jogo. Além do mais, quem for realmente fã, vai querer jogar o quanto for possível seus jogos preferidos. O problema de tempo e distância estaria resolvido com as versões digitais. Sempre que puder, o jogador se reunirá com os amigos. E mais, não há nada como ver as cores vivas dos lindos componentes de muitos jogos, sem contar a presença de seus amigos enquanto desfrutam de um prazeroso hobby ao redor de uma mesma mesa, atravessando noitadas regadas à muitas risadas e sem perceber as horas passarem.

    Essa foi a Dica da Mesa da semana pessoal, espero que tenham curtido, até a próxima e não esqueça, reúna seu grupo e jogo na mesa!

    Visite os links abaixo para conhecer alguns dos jogos citados em suas versões para Steam.

    Steam
    http://store.steampowered.com/about/
    Catan
    http://store.steampowered.com/app/239410/?snr=1_7_7_151_150_1
    Hive
    http://store.steampowered.com/app/251210/?snr=1_7_7_151_150_1
    Talisman
    http://store.steampowered.com/app/247000/?snr=1_7_7_151_150_1
    Elder Sign
    http://store.steampowered.com/app/257670/?snr=1_7_7_151_150_1
    Ticket to Ride
    http://store.steampowered.com/app/108200/?snr=1_7_7_151_150_1
    Small World
    http://store.steampowered.com/app/235620/?snr=1_7_7_151_150_1

    Fillipe Vieira: Apenas um cara tentando encontrar seu caminho no emaranhado de ideias, sonhos e anseios que permeiam sua mente. Talvez um dia você se depare com algum jogo desenvolvido por ele. Quando esse dia chegar, é possível que esse cara tenha encontrado seu caminho. Interesses: séries de TV, cultura nerd em geral, vídeo games, ciência, história.

    SEM COMENTÁRIOS

    Deixe um Comentário