SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA AGRICOLA

SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA AGRICOLA

    por -

    SOUND AGRICOLA

    Hora de mais uma dica musical e, mais uma vez, quero agradecer à repercussão que estas sugestões musicais têm tido! Aliar duas grandes paixões minhas e ainda ter o reconhecimento do trabalho é muito bom. Do terror de Lovecraft em Eldritch Horror para os trilhos de Ticket to Ride, espero que tenham se divertido ao redor da mesa com os amigos e familiares ao som de boa música. Tenho grande paixão pelo jogo de hoje e pela trilha que utilizo em suas sessões. Já tive certo preconceito, admito, mas acabei sendo rendido pela sua qualidade! Falarei de músicas para o amado por muitos, desprezado por outros, Agricola! (confira nosso review aqui)

    As primeiras linhas do manual de Agricola nos situam na Europa Central, cerca de 1670, falando, inclusive, da revitalização do mundo civilizado pós Peste Negra. Vamos praticar o mesmo exercício que usei em Ticket to Ride: onde e quando se passa o jogo?

    O registro escrito musical já era prática comum até antes deste período, falarei mais sobre isso quando abordar músicas medievais, para Carcassonne, Citadels ou Castles of Burgundy, por exemplo. Ao final do século XVII já temos a música erudita como conhecemos hoje muito bem estabelecida, no período conhecido como Barroco e com representantes de grande peso como Bach, Handel, Domenico Scarlatti, Vivaldi, Telemann e tantos outros. O erro comum seria pegar qualquer peça destes compositores observando apenas a data. A Missa em Si Menor de Bach seria muito rebuscada para o campo ou a Música Para os Reais Fogos de Artifício de Handel muito “baladinha da corte”. Então, pensei, preciso de algo que seja simples de tocar por alguém da fazenda – claro, tirando o fato que os camponeses não teriam acesso a esse tipo de educação – de preferência com pequena formação instrumental e que não atrapalhasse o raciocínio do jogador com muito alarde ou sofisticação.

    lute1

    Apresento-lhes o alaúde, avô de nosso violão. Instrumento que tem raízes nas civilizações antigas, mas que viu grande destaque no século XVII em sua versão de 24 cordas de tripas de ovelha! Enquadra-se perfeitamente em nossa proposta!

    Weiss+SL+Lute+Music+Vol+1+++Lute+Sonatas+Nos+4+7+2Álbum: Weiss: Lute Music, Vol. 1
    [link para o álbum]

    O grande nome do alaúde na música erudita é Sylvius Leopold Weiss, compositor alemão que, mesmo tendo nascido pós-Agricola, em 1687, não serei tão radical com as datações! Autor de cerca de seiscentas peças para o instrumento, teve contato pessoal, inclusive, com a família Bach. Apesar de serem encontradas dezenas de peças para alaúde de muitos compositores, Weiss é quem procuramos. Alemão, final do século XVII e alaúde? Esse é o homem! Existem muitas gravações de suas obras pelo sueco Jakob Lindberg, o maior alaudista do mundo, com centenas de gravações disponíveis. Lindberg é famoso por tocar em um instrumento de época, um Rauwolf de 1590. Não há sonoridade mais autêntica por aí. Neste disco, temos três sonatas, nome simplista para peças para instrumento solo, e outra outras obras menores. Todas de audição muito suave com clima perfeito para não atrapalhar suas decisões entre assar pão ou pegar aquela pilha de madeira.

    OUÇA UM TRECHO DA FANTASIA EM DÓ MENOR DE WEISS:

    0002839703_10Álbum: Bach: Complete Lute Works
    [link para o álbum]

    Para quem quer aproveitar as dicas e entrar no universo da música erudita (fiquei feliz por muitos terem tomado contato com Ligeti nas dicas de Eldricth Horror), talvez o nome de Johann Sebastian Bach pese muito mais em sua decisão. Sem abrir mão do mesmo instrumento e dos alemães, afinal o jogo se passa na Europa Central e seu designer, Uwe Rosenberg, é alemão, este álbum apresenta a obra completa do nome máximo do Barroco para alaúde pelos dedos de Ricardo Gallén. Ele usa um violão clássico tradicional, o que é interessante para perceber como o parentesco entre os instrumentos torna a evolução quase imperceptível. Apesar dos vinte dólares, você estará adquirindo obras de um grande nome da música erudita e que pode ser usada, inclusive, naqueles momentos de estudo ou trabalho. Para Agricola fica perfeito! Perguntem para a galera do On Board!

    OUÇA UM TRECHO DA SUÍTE EM SOL MENOR DE BACH:

    PLAYLIST WEISS: LUTE MUSIC VOLUME 1:

    Abraços analógicos!

    agricola batman
    NOTA: apresentarei sempre os álbuns com links para a iTunes Store por questão pessoal.

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    2 COMENTÁRIOS

    1. Muito bacana essa série de sounboards hein, gostei muito dessa playlisy pro agricola. Outra solução que recomendo é o tabletopaudio.com, tem vários foleys e trilhas bacanas

    Deixe um Comentário