DICAS DA MESA: CANAIS NACIONAIS DE REVIEW

DICAS DA MESA: CANAIS NACIONAIS DE REVIEW

    por -

    DICAS CANAIS

    Todos sabemos que o futuro das mídias de entretenimento de massa serão os canais que produzem conteúdo na internet, em especial no YouTube, que dificilmente terá sua supremacia derrubada, e iniciativas como o Netflix, que disponibiliza uma enorme gama de conteúdo, desde filmes e séries à programas de TV por um preço acessível. Ninguém mais (os sábios) quer sentar em frente à uma tela e ter que esperar pra que chegue determinada hora na grade da programação de um canal, quando poderá enfim ver seu programa favorito, preferindo escolher o momento e lugar onde verá os conteúdos de seu interesse. Com o aumento de produções de qualidade, hoje em dia já é possível fazer sua própria programação diária para se entreter nos tempos livres. Em se tratando de jogos de tabuleiro, há muita coisa de qualidade por aí, inclusive produções em território nacional. Entrando na onda de postagens objetivas e com pretensão de serem mais didáticas, ao menos para o pessoal que está iniciando na área, o Dicas da Mesa de hoje será sobre: Canais de Review!

    Cada canal costuma possuir uma abordagem própria. Há aqueles que preocupam-se mais com a apresentação dos jogos e seus componentes, outros detalham mais as regras e fazem gameplays para mostrar como funciona o andamento do jogo e ainda existem aqueles que fazem de tudo um pouco. Cada um é útil à sua maneira, seja para esclarecer dúvidas sobre regras, para que o público conheça novos jogos e encontre a ajuda que precisava para fazer a escolha da próxima compra ou até como puro entretenimento, o que chega a ser o foco de alguns canais.

    O objetivo da dica de hoje é apresentar os canais de review de maior destaque aos entusiastas no assunto, seja pela qualidade de sua produção, pelo aprofundamento nas regras dos jogos analisados ou pelo grande volume de conteúdo. É importante frisar que essa é uma opinião baseada nos canais conhecidos por nós do On Board e colocamos aqueles nos quais acreditamos que possuam um grande potencial e/ou já são consagrados na área e curtimos mais. Talvez tenhamos deixado de fora algum canal por nós desconhecido e que mereceria ser citado, nossas prévias desculpas se for esse o caso. Aliás, nos informe sobre os canais não citados aqui, é sempre bom conhecer o máximo possível de material relacionado. Sem mais delongas, aí vão eles:

    aBoard Games
    Apresentado por Pedro e Mari, é um dos canais de casal do board game que podemos encontrar pelo YouTube. Um bom canal de introdução para aqueles que estão iniciando na área.

    Link para o canal

    Lendas Lendárias
    O Canal se encaixa perfeitamente com a proposta da sua descrição, apresentar reviews rápidos e práticos. É apresentado por Felipe Bannwart Perina. É justo e direto em suas considerações, apontando pontos positivos e negativos nos jogos analisados.

    Link para o canal

    Igor Knop
    Com um estilo de vídeos simples, com pouca edição, mas conteúdo detalhado, por vezes dividido em mais de um vídeo sobre o mesmo jogo ou um vídeo de grande duração, o canal de Igor Knop é um dos melhores no ramo em território nacional. É mais um canal de casal, está sempre acompanhado de Maritza que o auxilia nos gameplays. Igor fez escola com Rahdo, um outro canal de reviews, esse internacional, e seu estilo se assemelha bastante ao dele. Ele costuma iniciar o vídeo já mostrando o jogo e partindo direto ao gameplay, simulando uma partida enquanto apresenta o jogo, seus componentes e regras ao mesmo tempo. Ideal para quem gosta do estilo mais objetivo e cru, que vai direto ao assunto.

    Link para o canal

    Jack, o Explicador
    Com uma postura segura e ao mesmo tempo descontraída, Marcelo Pegado, mais conhecido como Jack, o Explicador, demonstra ser um veterano na área dos jogos. Logo no primeiro vídeo de seu canal apresentou um material de alta qualidade, com uma produção bem preparada. Seus vídeos costumam alternar entre apresentação de jogos e gameplay, esse último muitas vezes estendido e divido em várias partes que trazem um conteúdo bem completo.

    Link para o canal

    Jogando Offline
    Há pouco mais de um ano atrás, a dupla Sergião e Pena dava as caras pela primeira vez em seu canal de board games, o Jogando Offline. Inicialmente de maneira tímida, mas já com alta qualidade de imagem, produção e características muito únicas. Com um formato bem construído e amarrado, seus vídeos iniciam com uma apresentação do jogo, notas em diferentes quesitos, para então partir para o gameplay e fechar com considerações finais da dupla sobre o jogo da vez. Esse formato é respeitado até hoje, em sua segunda temporada, que recebeu uma produção melhor com a ajuda de um financiamento coletivo, o que mostra a popularidade do canal que já alcança um grande público em seus vídeos. O canal parece cada vez mais voltado ao entretenimento que ao detalhamento de regras.

    Link para o canal

    CasaNERDlol
    É apresentado pelo casal Ellen GGuria e Rafael Sanzio. A parte de gameplay é simples, mas descontraída, geralmente com a participação de amigos e família. O canal já tem mais de um ano de existência e um grande número de vídeos na bagagem. Apesar da grande maioria dos vídeos serem sobre board games, diferentes temas são abordados.

    Link para o canal

    NerdsOverview
    O N.O. é apresentado pelo bem humorado trio nerd Anderson Castro, Denis e Fabíola Petri. Além dos descontraídos reviews e gameplays, o canal apresenta alguns vídeos de unboxing de jogos.

    Link para o canal

    NerdVannaTV
    Canal de qualidade que já está em sua segunda temporada. Além dos vídeos sobre gameplay, review e unboxing de board games, são apresentados temas variados da cultura pop/nerd.

    Link para o canal

    Opiniões Desinformativas
    O O.D. é um canal bem humorado que já possui mais de um ano de existência. Uma grande variedade de temas são abordados em seus vídeos. Na área dos board games, conta com vídeos de entrevistas com game designers e participação em eventos.

    Link para o canal

    Meu Turno
    Um dos canais mais recentes, mas que vem mostrando um trabalho de ótima qualidade, é o Meu Turno, de Fernando Worst. O criador faz questão de mostrar em detalhes os componentes e regras do jogo, você pode esperar por vídeos de longa duração, mas ao mesmo tempo com um bom ritmo. Os vídeos contam com review e gameplay e possuem uma ótima qualidade na imagem.

    Link para o canal

    Mestre dos Magos
    John Ibarzabal, vulgo Mestre dos Magos, figura conhecida no meio, apresenta o canal que leva seu apelido no nome. Além dos vídeos de review, o canal conta com vídeos de dicas importantes para o pessoal que já é experiente na área e acostumado a ver exemplos da situação abordada.

    Link para o canal

    Bafo do Dragão
    E outro canal que começou com o pé direito, inovando na abordagem ao fazer a comparação de dois jogos em um momento oportuno, foi o pessoal do Bafo do Dragão. David e Luiz saíram “direto” da GenCon 2014 para falar de uma das sensações do momento, o jogo King of New York. Com ótima qualidade de imagem e boa desenvoltura dos apresentadores, o canal promete.

    Link para o canal

    Ludo Brasil Magazine
    E o pessoal da Ludo Brasil Magazine, que começou com um blog oferecendo uma revista digital que já alcançou sua edição de número 40, agora desbrava na área dos video reviews. O canal começou com uma produção de qualidade e abordando jogos mais alternativos.

    Link para o canal

    GaryHobsonBR
    São mais de quarenta vídeos com review de jogos. Muitos deles são mais alternativos, não abordados na maioria dos canais nacionais. Uma boa opção para pesquisa.

    Link para o canal

    Felipe Vinha (Turno Extra)
    Bem recentemente Aline Costa, querida seguidora do blog do On Board e responsável pelo blog Turno Extra, junto a Felipe Vinha, parece ter entrado nessa também, com um estilo semelhante ao de Igor Knop, indo direto ao jogo. O canal já possuía outros vídeos de jogos, mas no último ele parece ter assumido um formato mais padronizado de canais de review. Também iniciou com um jogo pouco encontrado em outros canais nacionais.

    Link para o canal

    Sua Vez
    Fernando Tsukumo já mostrou que veio para apresentar um ótimo trabalho. Com um estilo muito particular, alta qualidade de imagem, conteúdo passado de forma leve e um final surpreendente no clima “good vibes”, o canal tem tudo para conquistar seu espaço entre os grandes do cenário nacional.

    Link para o canal

    Alan Farias
    O que começou como uma forma diferente de expor sua opinião acabou ficando sério no caso de Alan Farias. Começou postando alguns vídeos pela comunidade BoardGames Brasil, no Facebook, falando naturalmente não apenas de jogos, mas tratando de diversas situações encontradas no mundo dos board games. São dicas e desabafos de experiências pessoais. A identificação dos gamers foi imediata e o reconhecimento um combustível, logo, logo, poderemos ver seu canal no YouTube. Isso já foi anunciado pelo autor que se rendeu ao incentivo da comunidade.

    https://www.facebook.com/photo.php?v=10204755990803342

    E enfim terminamos nossa lista! Achou que não seria tão extensa, não é? Pois é, bacana ver que está havendo um esforço de muitas partes na divulgação do hobby aqui no Brasil. A tendência é que o mercado cresça cada vez mais e que nós sejamos bombardeados com boas e aguardadas notícias. Estamos vivendo um momento muito especial e o público vem acompanhando e evoluindo gradualmente com o cenário.

    É isso aí, espero que tenham curtido e que a lista possa contribuir de alguma forma, seja na divulgação dos canais citados, como um guia, um compilado, como base de estudo, que adicione aos conteúdos que você costuma acompanhar quando procura se entreter, enfim. Esse foi o Dicas da Mesa de hoje, até a próxima!

    Ah, e não se esqueça… Reúna seus amigos e jogo na mesa!

    Fillipe Vieira: Apenas um cara tentando encontrar seu caminho no emaranhado de ideias, sonhos e anseios que permeiam sua mente. Talvez um dia você se depare com algum jogo desenvolvido por ele. Quando esse dia chegar, é possível que esse cara tenha encontrado seu caminho. Interesses: séries de TV, cultura nerd em geral, vídeo games, ciência, história.

    SEM COMENTÁRIOS

    Deixe um Comentário