SOBRE A MESA: FRANCIS DRAKE

SOBRE A MESA: FRANCIS DRAKE

    por -

    pic1616979_mdHerói para os ingleses, pirata procurado pelos espanhóis. Fillipe II da Espanha colocou uma recompensa pela cabeça de Francis Drake que em valores de hoje seria maior do que a oferecida pelos terroristas mais temidos do planeta. Boa parte de sua fama veio dos saques realizados à frota espanhola que carregava o fruto da pilhagem dos tesouros astecas a caminho da Espanha. Sabem o ditado “ladrão que rouba ladrão”? A coroa espanhola não gostava do final.

    Em Francis Drake, o jogo, os participantes simulam as viagens do famoso navegador inglês, coletando recursos e tripulação e conseguindo benefícios de patrocinadores, para, em seguida, partirem em direção à América Espanhola em busca de prata, ouro e jóias. Ao saquear navios inimigos, fortificações e cidades, cada feito renderá pontos ao navegador mais bem sucedido ao final de três viagens cobrindo um período de treze anos.

    pic1650695_lg
    Visão geral dos componentes

    Mecânica:
    Cada viagem em Francis Drake tem duas etapas distintas. Na primeira, os jovens navegadores andam pela Plymouth Street em busca de tripulação, suprimentos, armas ou até mesmo da troca de seu navio por um galeão, fundamental para quem pretende atacar os poderosos navios espanhóis. Aqui temos um worker placement típico, usando discos de ação no lugar de trabalhadores. Estes discos simbolizam suas paradas nos locais da rua. O primeiro fato interessante é que depois de fazer uma visita a um local, você não pode escolher uma ação em um local anterior. A Plymouth Street é uma rua de mão única. Pense que com toda a correria para ser o primeiro e conseguir os melhores bens e favores, você, simplesmente, segue em frente. Não há tempo sequer de olhar para trás! Segundo fato interessante: existe um tile para cada espaço na rua e no começo de cada nova viagem eles são sorteados e colocados aleatoriamente, ou seja, nada de ir pensando na estratégia de parada para as próximas jornadas. Sabe quando em um worker placement você torce para que ninguém pegue aquele seu espaço desejado? Aqui você precisa se preocupar com isso e com o fato de talvez arriscar um salto maior para conseguir algo melhor, mas não poder retornar. E ter de adaptar a estratégia para a próxima viagem. Acredite, há algumas escolhas difíceis aqui.

    10406963_802307419802209_3358515975530873927_n
    Olha o cabra aí na Plymouth Street! (Foto On Board)

    Na segunda etapa, os jogadores planejam os passos da viagem com os pontos de parada e a ordem desejada. Como sua empreitada não é a única, seus oponentes estarão disputando os mesmos locais e você corre o risco de chegar em alguma fortificação e não encontrar tesouro algum! Isso é feito colocando discos numerados com as faces para baixo. Estes discos indicam a ordem de viagem desejada e são revelados simultaneamente. Apenas dois ataques podem ocorrer em cada local, então não chegue muito atrasado. Mais um problema: seu navio não conseguirá chegar a todos os locais do mapa se você não tiver reunido suprimentos suficientes na primeira etapa. Corra apenas atrás de canhões na Plymouth Street e arrisque ter de se contentar em negociar tabaco no porto de San Juan enquanto seus rivais surrupiam baús de jóias!

    Os ataques são abstratos, apenas descontando a quantidade de munição e tripulação necessária do valor indicado no galeão, forte ou cidade. A emoção fica por conta de perceber no meio do caminho que você não terá material suficiente para a próxima etapa. Cada ponto neste jogo é crucial e o planejamento bem feito é o único caminho para o sucesso.

    10301207_706603172750300_4386227086974654000_n
    Cheguei primeiro! (Foto On Board)

    Considerações Finais:
    Francis Drake é um euro game. Suas pitadas temáticas extras e a interação entre jogadores, leia-se a capacidade maior de frustrar os planos alheios, entretanto, são adicionais que dão uma personalidade própria e podem ser uma boa porta de entrada para os que não são fãs do estilo. Existem vários jogos com tema até parecido e no mesmo local do Caribe, como Merchants & Marauders e Black Fleet. Francis Drake difere pela questão do assalto ao mesmo inimigo comum, não um jogador contra o outro e pela maior localização histórica. Não, você não ficará sabendo nada da vida de Drake, mas ao colocar uma figura real e com datas reais pode ter um apelo maior para alguns jogadores. O estilo elegante e os belíssimos componentes dão mais um ar de sofisticação ao jogo. Digo que é o jogo mais belo de minha coleção…

    10313626_802696269763324_7397059558661968166_n
    Tabuleiro auxilar para os suprimentos

    A preocupação inicial de ter de fazer três viagens com as mesmas etapas não se sustenta, cada uma delas é desafiadora por si só e jogar com um grupo experiente e com pensamento estratégico (meu caso) enriquece demais o título.

    Pontos positivos:
    – fácil, mas desafiador
    – jogo belíssimo
    – maior interação jogador contra jogador do que jogos do gênero

    Pontos negativos:
    – mesma sequência de etapas pode afetar a rejogabilidade para alguns
    – um pouco longo para o que propõe

    Ficha Técnica:
    Jogadores: 3 a 5
    Idade: a partir de 14 anos
    Duração: 120 minutos
    Tipo: caixa básica
    Fabricante/Desenvolvedora: Kayal Games
    Preço Médio: R$ 260,00

     

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    6 COMENTÁRIOS

    1. Perfeito…concordo em gênero numero e grau…principalmente no que diz respeito a repetição dos turnos…bração ao povo aí do OnBoard

    2. Acabou de entrar pra minha lista.
      Sorte minha não ter na ludopédia senão o teria comprado agora =)

    3. Hehehe! É um belíssimo jogo, visual e mecanicamente!

    4. Grande Lukita, Excelente sobre a mesa, gostei muito doa detalhes, claro fiquei com vontade de adquirir também, ainda sou novo no hobby, e vou esperar um pouco mais para adquirir esse euro que me pareceu pesado. Abraços

    5. Estou a procura de um..será que alguma distribuidora no Brasil trará para cá?

    Deixe um Comentário