SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA KEMET

SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA KEMET

    por -

    SOUND KEMET

    Começando a semana de pré-venda da versão nacional de Kemet, a Sound Board de hoje aproveita a chance para ajudá-lo a ambientar as batalhas neste Egito cheio de criaturas mitológicas, muita magia e combates ferozes.

    Existem dúzias de jogos ambientados ou inspirados no Egito antigo. Alguns dos mais famosos, Ra, Amon-Re, Thebes, Cleopatra and the Society of Architects, Nefertiti e, ainda podemos ampliar os horizontes e incluir desde Senet, o jogo milenar considerado um dos primeiros jogos de mesa da história da humanidade, até The Adventurers: Pyramid of Horus, no qual aventureiros entram em uma pirâmide cheia de perigos e tentam sair vivos de lá. De todos estes que citei, apenas The Adventurers tem um clima próximo à Kemet quanto ao que sugerirei hoje. Os demais, euros ou abstratos, pedem uma sonoridade tranquila que falarei em um momento futuro. Como não gosto de utilizar a mesma trilha para jogos distintos, para nossos exploradores da pirâmide de Horus, podemos ir até Indiana Jones e deixemos para Kemet a escolha fácil e até óbvia de hoje.

    Observe a capa do jogo. Há um detalhe dela reproduzido na arte no início deste texto. Múmias faraônicas zumbis, criaturas demoníacas, raios mágicos e uma batalha gigante em um verdadeiro Rá nos acuda! Aqui é pancadaria, é um jogo de controle de área que valoriza a ofensiva. Não queremos suavidade musical, buscamos um clima egípcio com peso, com temas e momentos marcantes. Kemet poderia ser tranquilamente um filme hollywoodiano com zilhões de efeitos especiais.

    cover170x170Álbum:  The Mummy (Soundtrack from the Motion Picture) 
    [link para o álbum]

    A trilha de Jerry Goldsmith para A Múmia é a escolha número 1! Primeiro, porque é de Jerry Goldsmith, um de meus compositores de música para o cinema favorito, responsável pelas partituras de Star Trek, o Filme (o antigão), Planeta dos Macacos (o antigão de novo), Chinatown, Alien e mais uma tonelada de coisas, isto quer dizer que quando temos a chance de usar seu trabalho, usamo-lo! Segundo, porque a mistura de influência egípcia, bem clichês, admito, mas com a tensão e a violência nas doses certas geram a combinação que o jogo pede.

    Começamos com Imhotep, faixa de abertura, com o tema principal executado nos trombones pontuado pela percussão dando aquele colorido exótico, para não falar do coral ajudando no caráter religioso/mitológico. O oboé, instrumento muito utilizado para representar o oriente e lugares exóticos, aos 21 segundos, reforça ainda mais o clima egípcio. Os momentos mais suaves a seguir tem orquestração bem cinematográfica, em um contraste bem-vindo em nossa super produ…, digo, em nossa sessão de jogo! Perfeito para o que queremos!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA IMHOTEP:

    Sem parar para respirar, a segunda faixa do álbum, The Sarcophagus é para o momento no qual você recebe aquela forcinha dos deuses adquirindo o Escaravelho Real.

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA THE SARCOPHAGUS:

    Na faixa Mumia Attack, (o que esperar de um nome como esse?), um belo colorido orquestral inspirado no compositor erudito francês Camille Saint-Saëns em mais uma peça digna das várias batalhas que ocorrerão no tabuleiro. Destaque para a percussão, um dos pontos altos do disco! A segunda parte da faixa parece consolar o exército derrotado.

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA MUMIA ATTACK:

    Trombones quase apocalípticos anunciam My Favourite Plague, seguidos por um clima de tensão nas cordas e mais um momento ideal para nossa jogatina.

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA MY FAVOURITE PLAGUE:

    Claro que existem alguns momentos no filme que não são ideias para uma sessão de Kemet, como todo blockbuster, ele precisa de humor e romance. Estes eu já fiz o favor de retirar da playlist pronta do Spotify que você encontra mais abaixo.

    cover170x170 (1)Álbum: The Mummy Returns (Soundtrack from the Motion Picture)
    [link pra o álbum]

    Já que a partida de Kemet pode demorar, que tal mais música? A sequência do filme A Múmia, O Retorno da Múmia, tem música de Alan Silvestri, outro grande nome musical do cinema que você ouviu em Vingadores, Capitão América, Os Croods etc. O filme é ruim demais, mas a trilha salva! No mais, temos um Escorpião Rei na trama, bichinho que cai como um sarcófago em nossa proposta! Aliás, a miniatura do escorpião no jogo é melhor que a CG do The Rock ao final do filme!

    Alan Silvestri tende a ser mais violento em seus compassos do que Goldsmith. Talvez alguns leitores até prefiram seu estilo. A pancadaria já começa com The Legend of the Scorpion King. Toque de caixa, trumpetes com surdina, vozes, tímpanos em uma massa sonora imponente!

    OUÇA UM TRECHO DE THE LEGEND OF THE SCORPION KING:

    Silvestri não alivia a mão, boa parte do disco é nessa intensidade e mesmo com algumas pinceladas ocidentais, o compositor sabe criar um clima épico. Tudo bem quem às vezes parece mais música para Lawrence da Arábia do que para Retorno da Múmia, como no exemplo abaixo, mas está valendo. Nem só de porrada vive Kemet e a música é boa demais!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA SANDCASTLES:

    Por hoje é isso, misture os dois álbuns em suas partidas de Kemet e crie um clima de super produção em sua mesa. Se quiser aproveitar, para facilitar, este e outros artigos do Sound Board agora incluem uma playlist do Spotify com faixas selecionadas por mim.

    PLAYLIST SELECIONADA:

    Abraços analógicos.

    BATMAN MUMIA

    NOTA: apresentarei sempre os álbuns com links para a iTunes Store por questão pessoal.

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    13 COMENTÁRIOS

    1. Parabéns Lukita. Mais uma excelente playlist. Gostei mais do mestre Alan Silvestri, talvez influenciado por de volta para o futuro, mas gosto do estilo de Silvestri. Tenho certeza que as outras indicações são excelentes. Não conheço o jogo Kemet mais o tema do Egito estão bem representados com essas músicas.

      Parabéns mais uma vez Lukita.

      Abraços e estarei esperando aqui o próximo sound Board.

    2. Quando tiver a oportunidade, encare um Kemet! Gosto demais! Silvestri e Goldsmith são bons demais, como falei pelo twitter, estamos em boas mãos com qualquer um deles, hehe!

      Muito obrigado e grande abraço!

    3. Grande Lukita a playlist não esta mais disponíveil no spotify. Sabe o motivo. Abcs.

    4. Sugestão para o SoundBoard: Stone Age.

      Abraço

    5. Hahaha! Muito bom! E eu já tenho a trilha para ele, pois já utilizo nas minhas sessões. Aguarde!

    6. Lucas, aproveitando o embalo do Kemet, voce poderia fazer de um jogo que é primo distante, Cyclades

      Estou usando suas dicas tanto aqui quanto no Meeple Manics, e as minhas sessões estão ficando muito legais.

      Valeu pelas trilhas.

    7. Meu caro Denis, dicas para Cyclades saindo já, já na próxima edição do Meeple Maniacs que já foi gravado, hehe! Muito obrigado pela audiência!

    8. Boa Lukita!

      adoro o filme a múmia e estou esperando anciosamente para chegar o Kemet e jogar.
      junto veio o cyclades e essa trilha sonora também promete! adoro o tema mitologia grega 😉

      excelente trabalho (como sempre)

    9. Muito obrigado! Dois jogaços, diversão garantida!

    10. Olá, Lukita! Você disse em um podcast que vc tinha um soundtrack para o Mexica. Não achei aqui, você colocou no Spotfy? Ou é o mesmo que o do Kemet? Parabéns pelo projeto!

    11. Não to conseguindo acessar a trilha sonora do Kemet no spotify. To ansioso pra jogar com essa trilha.

    12. Acabei de testar e parece tudo normal.

    Deixe um Comentário