ON TOOLS: MEEPLES PARA LORDS OF WATERDEEP (MEEPLE BR)

ON TOOLS: MEEPLES PARA LORDS OF WATERDEEP (MEEPLE BR)

    por -

    lowmbr

    Nós amamos eurogames. Ok, eu amo eurogames. Gosto dos níveis maiores de abstração, da elegância de suas soluções, gosto até dos cubinhos de madeira! A questão é que alguns destes jogos são tão… tão… tão… temáticos?! Sim, muitos defendem que os jogos deste estilo não tem tema. Discordo totalmente. O que difere os eurogames dos ameritrashers é que quando o designer tem de tomar uma decisão ele opta pela melhor solução mecânica no primeiro caso ou temática no segundo.

    Aí tomemos um jogo como Lords of Waterdeep, um euro leve de alocação de trabalhadores ambientado no universo de Dungeons & Dragons. Só de pensar na sigla D&D nossa mente é assolada pelas lembranças das madrugadas na adolescência invadindo masmorras, catando tesouros e enfrentando todo tipo de criatura fantástica tomando Coca-Cola quente e comendo pizza fria!

    11051048_956696021030014_1396650720_n

    Lords of Waterdeep não tem nada disso, sua dose temática é até leve se comparada com outros parentes do gênero. Mas não vou falar demais sobre ele. Fillipe Vieira já fez uma bela análise do jogo em nosso site (confira o review). Estamos aqui porque os cubinhos que representam os guerreiros, magos, clérigos e ladinos são um pouco decepcionantes para esta proposta. E vamos lembrar que amo cubinhos. Deve ser alguma questão profissional! A próxima pergunta é: você precisa trocá-los? Claro que não! Mas o conceito “pimp my game” é forte em alguns e trocar componentes de jogos por substitutos melhorados é uma tendência crescente. Pense em animais e vegetais em Agricola ou réplicas de moedas de metal que custam mais que muitos jogos.

    11072070_956696007696682_1180263123_n

    A opções importadas são o kit de meeples em madeira com corte específico para cada classe vendidos pelo usuário “Relax” do BoardGameGeek (lindos, mas caros e apenas por encomenda e nem sei se ele ainda aceita pedidos), meeples comuns nas cores do jogo [aqui] (que considero mais atrapalhar do que ajudar, pois se é para ter o mesmo corte entre eles, os cubos são mais funcionais) e os meeples com corte usual, mas pinturas distintas da Meeple Source [aqui] (muito fofinhos para meu gosto, caros demais e gigantes). Nenhuma destas soluções ofereciam uma boa relação custo/funcionalidade, por isso, não foram adotadas em nosso exemplar do jogo aqui no On Board.

    Recebemos, pois, um kit de meeples em acrílico da Meeple BR, empresa que recém entrou na oferta de acessórios para jogos de tabuleiro, que substituem os cubos por peças com as classes do jogo com cortes diferenciados. Vejamos o que esta solução nacional tem a oferecer.

    Primeiro, o tamanho. O fato dos meeples serem quase da mesma altura dos cubos originais já é uma grande vantagem. Nunca pensei em deixá-los todos em pé ou enfileirados no centro do tabuleiro (e olha que sou fresco com essas coisas), já que o entra e sai de peças torna inviável essas organização o tempo todo. Ao optar pelo tamanho similar aos cubos originais, as pecinhas da Meeple BR ocupam a mesma área no tabuleiro. Ponto positivo.

    10996507_403504783143595_6842312899824517775_n

    Quanto aos cortes a empresa optou pela versão das peças em madeira daquele usuário que citei acima que são lindas, mas difí$$$$$eis de conseguir e que foram inspiração no corte dos meeples fofuchos da Meeple Source. Excelente escolha. É uma silhueta elegante e que remete à classe representada, com muita precisão nos cortes mais delicados. Repare no guarda mão da espada do guerreiro ou nas laterais do elmo do clérigo. O ladino não lembra de imediato a classe, mas isso pode ser dito do similar em madeira também. Rapidamente, contudo, até o jogador novato o identificará. O guerreiro com sua espada, o clérigo com a maça e o mago com chapéu pontudo e cajado fornecem a identificação correta.

    O problema para alguns é a paleta de cores. Estamos falando de peças em acrílico, por isso, difícil de equiparar às milhares de possibilidades quando se utiliza tinta. Quem mais sofre com isso é o mago, já que o acrílico não chega no tom roxo bem escuro dos feiticeiros em madeira. O laranja do guerreiro também é um pouco mais vivo. Isso seria um grande problema se fossem misturadas com os cubos originais, porém, como estamos trocando o Time Madeira pelo Time Acrílico, você nem pensará nisso após a primeira rodada. Aliás, considero o roxo original do jogo muito fechado, confundindo-se com o preto nas cartas algumas vezes.

    E quanto à utilização durante o jogo? Muita gente acha que os meeples atrapalhariam, pois com os cubos pegamos e posicionamos de qualquer jeito. E a questão aqui é essa. Pegá-los e devolvê-los como se fossem cubos. Claro que quando eles ficam em nossa taverna até os arrumamos, ou você vai querer passar a ideia de que são um bando de aventureiros beberrões tropeçando uns nos outros? Mas na área central do tabuleiro eles podem e até sugiro que sejam tratados como cubos! Fique tranquilo quanto à praticidade.

    11063212_956696027696680_16267947_n

    Não bastando os pontos positivos já citados, precisão dos cortes, design escolhido, tamanho e funcionalidade, vamos ao melhor ponto. O preço! Vamos falar, primeiro, das opções mais simples de achar lá fora. O kit de mini meeples comuns, os genéricos, apenas nas cores do jogo, custam 25 dólares. Acrescente frete e conversão do dólar e passamos dos cem reais, sem taxas. Os que tem pinturas específicas custam 85 dólares o kit com cem peças. Mais frete, passamos dos trezentos reais! E, como já disse, não considero boas opções per se.

    11072387_956696121030004_1820342030_n

    A Meeples BR oferece o kit completo em acrílico por 75 reais! Preço excelente e que se torna ainda melhor dadas as várias qualidades que levantei. O melhor custo/benefício de todas as opções do mercado. A empresa ainda pretende oferecer soluções diversas para outros jogos e vem ouvindo a demanda de seus clientes. No caso de Lords of Waterdeep, a melhoria na troca dos cubos traz tantas vantagens e por um preço tão acessível que diria ser quase obrigatória.

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    2 COMENTÁRIOS

    1. Excelente dica Lukita. Agora mas um motivo para ter logo meu exemplar de Lord of the Walter deep. Com certeza com os meeples o jogo fica mais bonito na mesa e cria uma identidade melhor dos personagens.

      Parabéns.

      Abraços

    2. Valeu, meu amigo! Como disse, pelo preço acessível é um item quase obrigatório! Abraços!

    Deixe um Comentário