SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA KEYFLOWER

SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA KEYFLOWER

    por -

    SOUNDKYFLOWER

    Hora de mais dica musical nesta seção que vem recebendo um carinho incrível do público. Vamos ver qual exercício precisaremos para Keyflower que acabou de chegar ao Brasil pela Conclave Editora e está sendo enviado aos compradores já curiosos com a trilha sonora ideal!

    No jogo, trabalhadores chegam de navio para o reino medieval fictício chamado de Key, nome do qual derivam os títulos dos jogos Keythedral, Key Market, Key Harvest e o melhor de todos, este Keyflower. Vamos analisar. Trabalhadores chegando em uma nova terra, em um navio chamado Keyflower e que tem a aparência de um típico navio mercante inglês. Podem tentar negar à vontade, mas não tem como não pensar no Mayflower, o navio que levou peregrinos ingleses em 1620 da Inglaterra para o Novo Mundo, no local onde surgiram os Estados Unidos da America. Muitos destes passageiros eram religiosos, mas vários eram especialistas contratados, marceneiros ou ferreiros, permitindo que não foquemos apenas na música religiosa popular da época, que seria mais difícil de encontrar!

    Quem acompanhou minhas dicas musicais para Agricola (confira aqui) e Ticket to Ride (confira aqui) percebeu que um excelente ponto de partida na busca da música certa é responder a pergunta: onde e quando se passa o jogo? Isso já temos! Século XVII, imigrantes ingleses em busca de uma vida melhor longe da opressão religiosa anglicana. Não adianta pensar em grandes nomes do barroco inglês como Haendel ou Purcell, pois suas obras estavam restritas às cortes de cujo poder opressor estamos tentando fugir! Vamos buscar músicas populares inglesas da época!

    cover170x170Álbum: John Playford: Popular Tunes in 17th Century England
    [link para o álbum]

    John Playford foi um editor inglês do século XVII que organizou uma espécie de manual completo das danças populares inglesas contendo a música e os passos de dança de 105 peças em sua primeira edição. Chamado de The English Dancing Master, o manual foi sendo relançado com novas obras chegando a conter três volumes de material. A vantagem é que aqui temos melodias que eram ouvidas na época pelas classes mais baixas e com certeza vieram para o Novo Mundo sendo cantadas durante as horas de trabalho ou nas noites de lazer. Espere, obviamente, muito violino (no caso, mais para a rabeca), instrumento da tradição irlandesa que até hoje é muito forte na região de Boston. Já ouviram a banda Dropkick Murphys? Ah! O Mayflower atracou na época em Massachusetts! Qualquer semelhança não é mera coincidência.

    800px-TheDancingMaster-1stEd-TitlePage
    Capa da primeira edição de The English Dancing Master em 1651. Estamos no caminho certo.

    Este álbum apresenta dezenas de peças incluídas no manual com instrumentação muito próxima à da época. Bom, esta é uma coluna musical, certo? Vamos ouvir algumas coisas, bloody bastards!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA NEWCASTLE:

    Gosto sempre de ter um tema inicial para o jogo, assim como na abertura de um filme e a faixa Newscastle oferece isso. Pense no amanhecer de um dia ensolarado pra nossos trabalhadores! Um tema típico do fiddle (violino) seguido da instrumentação colorida pontuada pelo bouzouki, uma espécie de banjo irlandês. Excelente pedida para a primeira rodada!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA CALLINO CASTURAME:

    Este exemplo é muito interessante. É uma peça do compositor do barroco inglês, William Byrd da década de 1590, escrita para cravo. Longe da sonoridade metálica do instrumento de origem, a melodia chegou ao povo com uma instrumentação que lhe forneceu um caráter melancólico, soando quase como um hino de saudades da terra natal!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA CUCKOLDS ALL IN A ROW:

    Mais uma melodia alegre com instrumentação típica. Reparem que são todas faixas que, quando colocadas de fundo, transportam-nos para o ambiente do jogo, que é, afinal, a intenção destes artigos. Vamos dar uma olhada na faixa acima sendo executada e seguindo a coreografia de John Playford. O grupo de dança é o Newcastle Country Dancers. Newcastle? A cidade que é o nome de nossa primeira faixa? E o ciclo vai se formando!

    Dá até vontade de pegar meu caneco de cerveja quente! Really?

    Como aconteceu com a faixa Callino Casturame, muitas destas melodias eram executadas na corte, mas também no povão! Podem parecer muito rebuscadas para nossos ouvidos alvos de toda a sujeira musical atual, mas essa era a baladinha da época! Veja a mesma peça do vídeo acima com toda a frescura nos figurinos e instrumentação!

    classyClassudo, heim? Perceberam a diferença nos vídeos? É, eu sei. A classe baixa se diverte mais! #titanicfeelings

    Existem vários álbuns com as peças organizadas por Playford disponíveis. Como já é de costume, separei uma playlist com peças de outro disco, ela já está prontinha para suas sessões de jogo. Retirei de ambos as músicas com muito cravo ou com mais cara de corte, para dar um ar mais alegre e popular.

    PLAYLIST SELECIONADA:

    Abraços analógicos!

    SLAP KEYFLOWER

    NOTA: apresentarei sempre os álbuns com links para a iTunes Store por questão pessoal.

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    3 COMENTÁRIOS

    1. Parabéns pela escolha da trilha de Keyflower, era exatamente isso que eu tinha em mente quando olhei para aqueles tiles. Mais um trabalho que merece ser compartilhado assim como as suas outras trilhas. Novamente meus parabéns!

    2. Grande Lukita,
      Parabéns pela trilha, não conheço o jogo, mas já reservei lá na loja que alugo, vou conhecer o jogo ouvindo sua trilha que já esta selecionada no spotify.

      Obrigado por mais essa indicação

      Abraços.

    3. Valeu, meu amigo! É um JOGÃO!!! Vai gostar! Abraços!

    Deixe um Comentário