SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA PANDEMIC

SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA PANDEMIC

    por -

    Pandemic no Brasil e com isso temos mais um clássico moderno disponível no vernáculo! Celebremos! E antes que vocês comecem a infestar suas sessões de jogo com a música errada ou a afetar a homeostase jogando sem trilha sonora, o Dr. Lukita aqui informará a profilaxia adequada. E já sei que não é lúpus!

    Estamos vivenciando uma ameaça assustadoramente possível. Em um mundo globalizado, a doença que surgiu em qualquer confim do planeta alcança todo o globo em dias. Não sei vocês, mas isto, sim, amedronta. O combate aqui não é realizado com espadas ou fuzis, mas com conhecimento e pesquisa. Nossos guerreiros são médicos, pesquisadores, especialistas…

    E quanto à música? Sendo um perigo dos dias de hoje, pensei em obras utilizadas para climatizar cenários de ameaças modernas de contaminação. Precisamos de instrumentações atuais, até mesmo com ar eletrônico que ajuda a criar o clima de laboratório de pesquisas.

    Filmes, séries e jogos sobre ameaças biológicas existem em dúzias, sendo sua gigantesca maioria de qualidade sofrível. Alguns até são bons, mas têm trilhas muito heróicas refletindo a grande virada dos protagonistas sobre o inimigo microscópico. Não sejamos tolos otimistas, nós morreremos em boa parte de suas partidas de Pandemic, então nada de clima épico. Vamos com a tensão constante com a sonoridade eletrônica.

    cover170x170Álbum: Contagion (Original Motion Picture Soundtrack)
    [link para o álbum]

    O diretor Steven Soderbergh e o compositor Cliff Martinez formam uma das várias duplas do cinema que trabalham juntas com certa frequência. Temos como alguns frutos dessa parceria Traffic, Solaris, a série de TV The Knick e Contágio. Claro que minha primeira escolha no meu catálogo mental musical foi Contágio, filme de 2011 que coloca governo, especialistas em saúde e os average joes de sempre enfrentando uma epidemia de um vírus que foi inspirado no vírus Nipah. Tem algo que se encaixe melhor que isso? No entanto, apenas o tema não nos serve, obviamente, e precisamos fazer o teste auditivo.

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA THEY’RE CALLING MY FLIGHT:

    Os leitores frequentes dessa coluna sabem que gosto de ter uma música tema para o jogo, sempre na ideia de ter um clima cinematográfico. O que você acabou de ouvir é a minha música tema de Pandemic. Eu olho para a caixa do jogo e ela já começa a tocar na minha cabeça. Tem o clima e a instrumentação eletrônica que precisamos!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA GET OFF THE BUS:

    A batida com graves de subwoofer de Get Off the Bus parece uma pulsação e ainda temos um tique taque anunciando a cada segundo o final trágico inevitável. Eu ouço e parece que consigo sentir o vírus passendo por dentro de mim! Afasta!!!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA IT’S MUTATED:

    A pulsação continua em um clima minimalista claustrofóbico pontuada por uma frase dissonante ao piano. Este álbum é simplesmente perfeito para nosso jogo!

    cover170x170 (1)Álbum: The Knick (Original Series Soundtrack)
    [link para o álbum]

    Falei acima de The Knick, colaboração de Soderbergh e Martinez para esta novíssima série de TV. Nela uma equipe de médicos encara os desafios e limitações de se trabalhar em um hospital em Nova Iorque no ano 1900! Aí você pensa: “o Lukita pirou, ele não estava falando em situações modernas, caramba?” Antes que você seja atingido por um ataque de CID 10 A-82 (raiva, sim, eu pesquisei!) contra a minha pessoa, dê-me alguns segundos para mostrar um trecho da trilha sonora desta série…

    OUÇA UM TRECHO DE SON OF PLACENTA:

    Belo nome de faixa, não? Parece nome de música daquelas bandas fuleiras de thrash metal que você assistia nos bares podrões da cidade na adolescência. Se eu não falasse nada, você acharia que esta música estaria no disco Contagion, não é verdade? Martinez não está nem aí para a aurora do século XX e não desliga o modo Brian Eno nunca!

    Dá tempo para mais uma? Claro que sim!

    OUÇA UM TRECHO DA FAIXA ABSCESS:

    Preciso falar mais alguma coisa? Maior climão de laboratório na faixa acima!

    Como é usual, já montei a playlist com os álbuns acima no Spotify. Só ouvir ou seguir. Escute no modo aleatório! Boas curas para vocês!

    PLAYLIST SELECIONADA:

    Abraços analógicos!

    slap pandemic

    NOTA: apresentarei sempre os álbuns com links para a iTunes Store por questão pessoal.

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    8 COMENTÁRIOS

    1. Climão bem de “o tempo está se esgotando” essas músicas Lukita.

      Pandemic tem realmente essa necessidade para sentir-se imergido nos desafios.

      Gostei da faixa fire it up again do álbum The Knick.

      Parabéns e obrigado por facilitar a nossa diversão.

      Abracos

      Jose paulo neto

    2. Até o momento tenho apenas 2 jogos. Catan e Pandemia(ele ainda não chegou…). Vamos ver como vai ser colocar um som numa partida. Abraço.

    3. Lucas, sei que o tema é mais que bem definido, e não sei também se alguém já pediu, mas se puder dá umas dicas de músicas para jogar X-Wing, abraços e parabéns pelo trabalho.

    4. Pode parecer banal para alguns, mas realmente escolher música para X-Wing não é apenas pegar as músicas de todos os filmes e misturar tudo. Deixa comigo!

    5. Nossa! Que tensa… Só ouvi os trechos e já fiquei olhando para os lados.
      Tu ganhou um fã, Lucas!

    6. Valeu, Alex! Essa trilha realmente casa muito bem com o clima do jogo!

    Deixe um Comentário