SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA TERRA MYSTICA

SOUND BOARD: TRILHA SONORA PARA TERRA MYSTICA

    por -

    SOUND TERRA

    Vocês sabem, amo Terra Mystica! Sabem, não? Pela sua elegância, rejogabilidade, extrema dose estratégica, suas facções tão diferentes que dão sabores diversos a cada partida e tantos outros motivos. Entretanto, não rasgarei a seda nesta seção, já fiz isso em meu review [confira aqui] neste site.

    Costumo também dizer que ele se enquadra em uma categoria muito restrita que entitulei carinhosamente de “euro cogumelo”, em homenagem ao seu estilo tradicional dos jogos europeus, o “euro”, aliado à viagem tresloucada de sua ambientação, o “cogumelo”, daqueles que fazem ver gnomos, percebe? Outro bom exemplar recente de “euro cogumelo” é Helios, onde cultistas do sol ou de um sol em um planeta fictício elevam construções e adoram o astro maior, influenciando, inclusive seu movimento. What? Tem um orégano forte rolando na Europa ultimamente.

    IMG_2607
    Foto On Board

    No nosso querido Terra Mystica, diversas raças e facções, muitas delas tradicionais dos cenários de fantasia medieval, convivem harmoniosamente entre si. Sim, pois até quando algum barraco se instala abruptamente no terreno almejado por algum vizinho, há celebração. Nada de matanças ou batalhas épicas. O máximo que você faz é frustrar os planos alheios passando o trator místico no espaço desejado. Quer um exemplo de boa vizinhança? Os gigantes constroem do nada uma habitação, acabando com a floresta que lá estava e todo mundo no entorno comemora. Sério, gente! Tem tóxico rolando nisso aí!

    É com este torpor mental e estado contínuo de harmonia e felicidade que fui buscar inspiração na trilha para ele. Antes de anunciar a música ideal, permita-me explicitar uma questão técnica. Sempre tento colocar as dicas de trilha sonora publicadas aqui ou na minha coluna no programa Meeple Maniacs com playlists do Spotify para facilitar a vida dos amigos ouvintes. Uso trilha em todos os meus jogos, mas nem tudo existe no Spotify. Desta vez, não encontrei nem no Spotify e nem na iTunes Store que tem um acervo assustador de títulos. Teremos de apelar para o YouTube. Atenho-me também ao Spotify e à iTunes Store por questões legais e jamais compartilharei links para músicas disponibilizadas ilegalmente. Como o que descreverei a seguir foi criado e distribuído pelo autor da obra, estamos prontos para continuar.

    IMG_2609
    Foto On Board

    Música de meditação, healing music, chakra music, zen music, tigelas tibetanas, ruído branco, spa music, música de massagem, flautas, sinos, sons da natureza… alguns dos rótulos e tipos de músicas e instrumentos que se encontram por aí quando procuramos por músicas tranquilas. Não vou discutir a eficácia curativa disso tudo, nem o status ontológico do chakra ou da energia ki, por exemplo. Meu Mestrado em Filosofia e meu ateísmo não fariam um juízo muito favorável. Ater-me-ei às questões musicais resumindo sem frescuras: TEM MUITO LIXO! Tentei achar álbuns no clima exato do que pretendia no Spotify e após ouvir algumas dezenas (sim, dezenas!), desisti e fiquei com minha escolha original. O que tem de música pouco inspirada e repetitiva é irritante! Para não falar nos ruídos da natureza. Não aguento mais barulho de água corrente. Tive até problemas diuréticos enquanto fazia esta pesquisa. E olha que gosto destes efeitos para a proposta certa (mais sobre isso em um Sound Board futuro). Alguns discos até eram bons, mas muito característicos de alguma região ou com sonoridade muito moderna. Não vão achar que minha trilha escolhida é um primor de criatividade e musicalidade, serve, contudo, muito bem ao meu propósito.

    Mas afinal, o que separei?

    OUÇA UM TRECHO DE 6 HOUR RELAXING MEDITATION MUSIC POR YELLOW BRICK CINEMA:

    O canal do YouTube, YellowBrickCinema, é dedicado a esse tipo de música que descrevi acima, tanto que o nome da peça é “6 Hour Relaxing Meditation Music: Tibetan Music, Shamanic Healing Music, Relax ☯647”. Holy crap! Tem até Yin e Yang no nome e um 647 que não faço ideia do que seja. Orégano… só pode!

    Bom, a vantagem aqui é que a música é muito discreta, excelente para não tirar a atenção do jogo, e mesmo com um tom oriental levemente preponderante (Tibetan, heim?), poderia misturar-se facilmente com outras regiões do planeta ou até mesmo outras eras. Ideal para Terra Mystica já que não se tem informação quase alguma sobre o mundo em que se passa. É tudo muito vago, quase nebuloso. Outro ponto positivo: por ter seis horas ininterruptas (!) de quase a mesma coisa, não troca de clima ao mudar de faixa, já que a peça não tem faixas, problema encontrado em todos os álbuns que ouvi. Deste modo, transmite um fluxo musical contínuo e recorrente, com a repetição inspirando o estado contemplativo e uma percepção holística da realidade e aquém dela. Caramba, o cheiro do orégano está chegando aqui!

    Não recomendo ouvir estas seis horas na sequência, dá vontade de se jogar da janela e olha que moro no térreo. Mas como ambiência discreta, contínua e mística é uma das melhores opções para curtir seu jogo proporcionando um clima misterioso e tranquilo que combina com a proposta desta obra-prima.

    Você confere a peça completa abaixo.

    Abraços analógicos.

    slap terra

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    ARTIGOS SEMELHANTES

    2 COMENTÁRIOS

    1. Ótima trilha Lukita.

      Parabéns.. Joguei apenas duas vezes Terra Mystica, como sou novato ainda nos board games fiquei um pouco confuso no aprendizado. Mas com certeza vou voltar a jogar e me dedicar com mais afinco.

      Obrigado por mais essa recomendação.

      Abraços

      José Paulo Neto – Brasilia

    Deixe um Comentário