SOBRE A MESA: TINY EPIC GALAXIES

SOBRE A MESA: TINY EPIC GALAXIES

    por -

    teg coverExplore e colonize planetas, adquira recursos energéticos e expanda sua influência pela galáxia. Tudo isso de forma compacta, afinal, estou falando de mais um título da série Tiny Epic que apresenta propostas clássicas em versões de bolso, apesar das caixas não caberem em bolso algum. Começando com Tiny Epic Kingdoms um jogo 4X compacto, o que por si só já foi um ponto de venda interessante (confira nosso review aqui), passando por Tiny Epic Defenders, um cooperativo ambientado no mesmo universo do anterior, chegamos agora ao espaço, em um dice game que oferece muito do que se vê em jogos do gênero, mas na mesma proposta leve e rápida da franquia.

    Mecânica:
    – Controle de área
    – Rolagem de dados
    – Programação de ações

    Cada jogador começa com uma espécie de tabuleiro individual representando sua galáxia e que inclui os medidores de cultura, energia e nível de desenvolvimento de seu império galáctico. No centro da galáxia, duas naves. Outras duas serão liberadas conforme seu império expanda. Adicione uma carta secreta de missão e é isso. No centro da mesa, planetas são distribuídos aleatoriamente, dois a mais que o número de participantes, sendo sorteados de um baralho com quarenta planetas distintos. Há ainda uma área de controle onde ativaremos nossos belíssimos dados. Neste cartão de controle existe ainda um conversor de dados, falarei sobre ele depois.

    pic2366228
    Sua galáxia. Pelo menos se ela for azul

    Em seu turno, o jogador rola, inicialmente, quatro dados, mais serão liberados no decorrer da partida. As faces dos dados são: mover uma nave, adquirir recurso energético, adquirir recurso cultural, avançar colonização diplomaticamente, avançar colonização economicamente e utilizar uma colônia. Após rolados, os dados são ativados um a um, no cartão de controle. Não gostou do resultado, role-os novamente e gratuitamente uma primeira vez, após isso, gaste um de energia para rolar dados que ainda não foram ativados.

    pic2366229_lg
    Um dos 40 planetas. Este fornece cultura e é colonizado através da diplomacia

    Ao ativar um dado com a face mover uma nave, retire uma de suas naves de sua galáxia ou de alguma carta de planeta já ocupada e coloque-a em outra carta. Importante ressaltar isso, pois em cada carta de planeta há dois espaços utilizáveis: o planeta em si e sua órbita. As órbitas são as trilhas numéricas ao redor do planeta, ao final delas encontramos um símbolo de economia ou diplomacia, isto representa que tipo de dado usaremos na corrida pela sua colonização. Na ação mover uma nave, você não pode sair da superfície de um planeta para sua órbita ou vice-versa, apenas para um novo planeta ou até mesmo voltar para sua galáxia. Ao colocar sua nave no planeta em si, realize a ação específica na parte inferior. E aí temos boa parte da rejogabilidade representada. Dependendo dos planetas que forem surgindo, aquelas ações estarão disponíveis nesta partida. Em outra, quem sabe? Colocando a nave em órbita, esperamos chegar primeiro ao final da trilha e, assim, colonizar aquela região.

    Outras duas faces dos dados, adquirir recursos, sejam culturais ou energéticos, funcionam de maneira similar. Os planetas são de dois tipos, uns fornecem energia; outros, cultura. Isto é representado no canto superior direito da carta de cada um. Ative um destes dados e para cada nave nas cartas dos planetas, seja na superfície ou em órbita, aumente seu marcador respectivo, na taxa de um para cada nave. Naves em sua galáxia permitem aumentar sua energia e, como já disse, energia pode ser útil, dentre outras coisas, para pagar por rolagens extras nos dados. Exemplificando, você ativa um dado de coletar energia e possui uma nave em sua galáxia, uma na superfície de um planeta energético e outra em órbita do mesmo planeta. Resultado: aumente seu nível de energia em três. Já vimos uma das vantagens de acumular energia, o que faz, pois, a cultura? O ponto mais interessante de Tiny Epic Galaxies está aqui. Para cada dado ativado, todos os demais jogadores podem seguir a ação que você realizou pagando um nível de cultura para tal. Você moveu uma nave após ativar um dado? Espere seus oponentes optarem copiar esta ação antes de você ativar um novo dado! Deixarei as implicações disto para as considerações finais.

    pic2591937_lg
    Dois dados já ativados: mover uma nave e colonizar economicamente

    Utilizar as faces de economia e diplomacia permitem que as naves em órbita avancem conforme cada tipo. Ao chegar no final da trilha, o planeta é colonizado e sua carta vai para baixo de seu tabuleiro individual com a vantagem de gerar pontos (a partida encerra quando alguém completar 21 pontos) e a ação específica do planeta passa a ser, doravante, exclusiva do colonizador.

    A última face, utilizar uma colônia, permite que você utilize a ação de um de seus planetas colonizados como dito acima ou ainda, execute a ação de sua galáxia para desenvolver seu império. Pague em energia ou cultura um valor igual ao nível para o qual você está avançando. Novos níveis liberam mais dados, mais naves e mais pontos ao final da partida.

    Nas situações em que os dados não forem favoráveis, use o conversor. Coloque nele dois dados quaisquer e coloque um terceiro dado com a face desejada pronto para ser ativado. Custa caro, mas é uma possibilidade.

    O primeiro jogador a atingir 21 pontos dispara o final da partida. Existem ainda os pontos das missões secretas que não são contabilizados para o término do jogo, mas contam para determinar o vencedor, juntamente com os pontos de suas colônias e do nível de sua galáxia.

    Considerações Finais
    O amigo leitor quererá saber qual o melhor jogo da franquia e este Galaxies é um forte candidato. O tema espacial, com dezenas de planetas diversos, com ações diferentes disponíveis a cada partida, colonização, interação pelo uso da cultura para copiar ações e ainda, dados, tudo isso são atrativos para meu voto! E vocês sabem que amo dados! E neste jogo eles são lindos. Personalizados e perolados!!! Mas o que gosto nos dados em muitos jogos é o fato de você não ter o planejamento pronto para a próxima rodada, pois sabe-se lá o que o acaso ou a probabilidade reservará. Obviamente, os bons jogos fornecem mecanismos de mitigar a sorte, Tiny Epic Galaxies tem o conversor, que custa muito caro, e a possibilidade de copiar ações dos outros jogadores. Se você não conseguiu aquela face, alguém da mesa deverá conseguir. Claro, este é um jogo mais leve e rápido, você, de quando em vez, sentirá que a sorte não está bem disposta. Não o compare com um Alien Frontiers, para ficarmos no mesmo clima de dados no espaço, mas um bom planejamento prévio e habilidade em adaptação devem dar conta de muitas das situações.

    pic2617248
    Todos os componentes

    Falando em cultura, poucas pessoas receberam seus exemplares, mas uma reclamação já é comum. A de que um jogador com muita cultura joga o tempo todo e tem um caminho fácil para vitória. Claro, se a mesa deixar que isso aconteça! Se o designer monta um mecanismo no qual você pode copiar qualquer dado de qualquer oponente é óbvio que ele espera que você preste atenção no que acontece a sua volta. Isso é comum em outros jogos e é comum, também, que você deixe de fazer coisas a seu favor para impedir que os impérios inimigos recebam benefícios maiores que os seus. Incrível como algumas pessoas transformam um dos pontos mais interessantes do jogo em defeito! O jogo ainda oferece um modo solo bem interessante e desafiador, com inimigos diferentes e próximo da mecânica multijogador, o que nem sempre é o caso em muitos jogos.

    Tiny Epic Galaxies é uma terceira entrada muito sólida na franquia que vem ganhando seguidores a cada nova iteração. Mantém a mesma proposta dos anteriores, versões físicas e mecanicamente compactas de experiências encontradas apenas em caixas grandes, mas, desta vez, com uma dose maior de interação e rejogabilidade. Vale o espaço pequeno na estante!

    Pontos positivos:
    – Simples, porém bem estratégico
    – Opções interessantes de mitigar o azar
    – Altíssima rejogabilidade
    – Modo solo desafiador e com inimigos diferentes
    – Arte das cartas

    Pontos negativos:
    – Com mesa cheia, pode não ser tão rápido assim
    – não esqueça, é um dice game, com suas vantagens e desvantagens

    Ficha Técnica:
    Jogadores: 1-5
    Idade: a partir de 8 anos
    Duração: 30 minutos
    Tipo: caixa básica
    Fabricante/Desenvolvedora: Gamelyn Games
    Idioma: Inglês
    Preço Médio: R$ 160,00

    ludopedia BGG

     

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    8 COMENTÁRIOS

    1. Muito bom o texto, é possível entender qual a “pegada” do jogo. Já tinha conhecimento dos outros jogos da franquia e havia achado meio “bobo”, talvez pela temática, enfim. Esse me interessou muito mesmo.
      Mas vou parar se ler os seus textos, se não vou querer comprar todos os jogos… ai não tem conta bancaria que aguente, eheheh (vou continuar lendo sim, são bons e vale a leitura apenas por “degustação”)
      Continue assim fornecendo textos como esse, precisamos se mentes assim no hobby. Abraços.

    2. Estou aguardando ansiosamente por esse jogo. Não gostei muito do Kingdoms, por isso até hoje não encostei no Defenders. Mas esse Galaxies quanto mais leio sobre, mais quero jogar. lol

    3. Adorei a ideia deste jogo! Depois de ler sua ótima resenha, assisti o canal watch it played para saber o passo a passo do jogo. Me empolguei mais ainda!!!! Pena que o dólar está um absurdo…

      Um abraço Lukita pelo incrível trabalho!!!

      Continue sempre!!!!

    4. Fiz um comentário tão bacana, mas acho que não foi, estava no celular, vou tentar pelo notebok agora.

      Como sempre adoro ler o review do “Meistre Lucas”, sempre uma boa leitura, seja por degustação, seja para conhecer o jogo, são sempre bem escritos e uma experiencia nova a cada leitura, parabens e continue assim sempre.

      Já havia visto outros jogos da franquia e sempre achei meio “bobo”, mas esse realmente me parece promissor. Vou parar de ler os seus comentários, sempre que leio me da vontade de ter o jogo, eheheh, assim minha conta bancaria não aguenta… brincadeira a partes, fiquei com vontade de experimentar.

      Parabens pelo bom trabalho.

    5. Muitíssimo obrigado pelas palavras! E pode encarar o Galaxies é um jogão, apesar do tamanho, hehe! Abraços!

    6. É o melhor mesmo dos três! Valeu pela visita, Aline!

    7. Huhahauha! Não para, não! Fica conosco! Muito grato pelas palavras! Grande abraço!

    Deixe um Comentário