SOBRE A MESA: FRESCO

SOBRE A MESA: FRESCO

    por -

    pic714398_lgAssuma o papel de um pintor renascentista e lidere sua equipe de aprendizes na restauração da pintura no grande teto da catedral. Você precisará coordenar as ações deles, desde a compra dos pigmentos no mercado, além de misturar as tintas e ainda tentar faturar o ganha pão e aumentar a renda aceitando encomendas de retratos e ainda tentar frequentar o teatro para animar a alma para o dia seguinte.

    Esta análise levará em conta, posteriormente, as três primeiras expansões, pois já são parte integrante da caixa básica há algum tempo. Tratarei delas nas considerações finais.

    Mecânica:
    – Alocação de trabalhadores
    – Programação de ações
    – Seleção simultânea de ações
    – Coleção de conjuntos

    Cada rodada consiste em duas etapas: determinar o horário em que seus assistentes levantarão e programação e execução das ações. Começa a rodada e cada jogador irá a uma região própria do tabuleiro escolher os horários para começar mais um dia de labuta. Cinco, seis, sete, oito e nove da manhã são as opções. A vantagem de acordar cedo é que na fase posterior com as ações, os primeiros de pé irão ao mercado primeiro e poderão escolher as melhores tintas. Deus ajuda quem cedo madruga? Isso aí. O problema é que sob os primeiros raios da manhã, os preços são maiores também. Lei da oferta e da procura! E acordar muito cedo constantemente fará com que o humor de seus ajudantes despenque, correndo o risco que algum o abandone posteriormente. Sabe como é, esse povo do século XVI não quer nada com nada… Cada jogador escolhe um horário, ajusta seu humor e estamos prontos para a segunda fase.

    "Bora" levantar?
    “Bora” levantar?

    Atrás de um biombo individual, existe um mini tabuleiro com espaço para alocar seus pupilos. Secretamente, você pegará seus assistentes (com o número deles variando conforme o humor como vimos acima, podendo ser maior ou menor que cinco), planejando como será o dia de atividades. Os locais possíveis são: mercado, catedral, estúdio, oficina e teatro. Após todos distribuírem seus trabalhadores, revelam-se as ações.

    Revelando as ações
    Revelando as ações

    No mercado é onde conseguimos as tintas. Existem quatro mercados (em uma partida com quatro jogadores) de tamanhos diferentes. Nos espaços que os compõem são colocados, aleatoriamente a cada rodada, tiles com cores. Para cada assistente destinado ao mercado no mini tabuleiro, até três ajudantes podem realizar a mesma ação, um tile desses é adquirido. Neles temos losangos coloridos, amarelos, vermelhos, azuis, laranjas e verdes. A cada losango no tile recebido, pegue um cubo da mesma cor. Muitos euros usam cubos como abstração para ovelhas, tropas, canhões, alimentos… Em Fresco, um cubo amarelo representa amarelo! Bacana! Existe ainda a opção de ir a algum mercado e fechar a banca, impedindo outros jogadores de obterem as cores almejadas.

    pic1153537
    Reparem o mercado vazio à direita

    As tintas serão utilizadas para o próximo local, a catedral. Lá, o bispo fiscaliza diariamente os trabalhos. Na maior parte do tabuleiro existe um grande afresco com motivos bíblicos. Deus, Adão e Eva, Noé, Abraão e Isaque, Moisés… E adivinhem se não houve gente ofendidinha pela nudez de Adão e Eva! Sobre o afresco, vinte e cinco tiles cobrem a arte no início da partida. Cada um deles com quantidades e tipos de cores distintos e um valor em pontuação.

    pic766007_lg
    Tiles de restauração sobre o afresco

    De maneira inversa ao mercado, para cada pedaço restaurado, devolva as cores exigidas e recolha a peça para sua área de jogo, ela dará uma renda constante ao final de cada rodada e pontuação imediata. Quanto mais próximo do bispo for o espaço restaurado, maior a bonificação em pontos e os jogadores podem oferecer subor… digo, alguma contribuição espontânea à Igreja para que a autoridade eclesiástica olhe nossa parte com mais carinho. Cada assistente programado para a catedral dá direito a restaurar um pedaço, para tal, use as tintas que você possui em sua reserva e as recém adquiridas no mercado. É possível também trabalhar na restauração do altar, vale menos, mas é uma boa opção ao final da partida.

    pic766015_lg
    Mamilos! Sempre polêmicos!

    No estúdio, faturamos alguns táleres pintando retratos por encomenda. O “freela” da época. Cada assistente lá realiza um trabalho recebendo três táleres. Na oficina, misturamos as tintas para obter as cores secundárias. Lembram das aulas de artes? Como se obtém verde? Misturando amarelo e azul? Muito bem! Os tiles no afresco com cores secundárias, verde, laranja e roxo valem mais pontos e para conseguir estas cores faz-se necessária a mistura e o preparo de tintas. Cada ajudante aqui pode realizar duas misturas, ou seja, duas trocas de cubos. Precisa de um cubo verde? Devolva um amarelo e um azul. Precisa de um roxo e não lembra como é? Não se preocupe, o jogo vem com um guia de combinações cromáticas. Vale avisar que estes locais são executados em ordem e se você precisar de cor laranja, por exemplo, na restauração, mesmo que tenha as cores necessárias, vermelho e amarelo, não poderá misturá-las na hora, apenas na oficina e com as ferramentas corretas. Como a ação da oficina é resolvida depois, apenas na outra rodada você poderá tentar a restauração, isso se algum outro jogador não a tiver realizado.

    pic1004837_lg
    Trigo, areia, ouro? Amarelo, pô!

    Para elevar o espírito, leve seus discípulos ao teatro para recuperar o ânimo. Cada visita lá aumenta o humor em dois, quem sabe assim algum ajudante fujão queira voltar a trabalhar com você.

    Na rodada em que restaram seis tiles no afresco ou menos é disparada a última rodada, permitindo que mais assistentes sejam deslocados para a catedral em uma última tentativa de coletar mais pontos.

    Considerações Finais:
    A descrição acima diz respeito ao jogo sem expansão alguma. Deste modo, Fresco é um eurogame leve, podendo ser jogado até com os mais novos. O planejamento de qual cor é necessária na restauração, quais tintas adquirir no mercado e o que misturar na oficina é feito no curto prazo e facilmente visualizável. Junte o tema agradável e cultural e temos um jogo familiar vencedor.

    pic656901
    Os componentes do jogo base

    Jogadores mais experientes esperarão mais. Neste sentido, as três expansões da caixa básica são extremamente aconselháveis. A primeira, os retratos, adiciona dezoito cartas de encomendas de quadros de personalidades, como a Musa, o Bispo ou o Ator. Ao visitar o estúdio, você pode escolher pintar uma destas novas encomendas para ganhar um efeito distinto ou ainda continuar pintando a obra familiar padrão do tabuleiro pelos três táleres. Só isso já acrescenta uma nova camada estratégica, pois as cartas podem fornecer bônus necessários em itens ou vantagens que, de outro modo, só poderiam ser conseguidos em uma outra rodada ou área do tabuleiro. Por exemplo, pintar a musa levanta seu humor ao máximo, com isso aquela visita ao teatro poderia ser dispensada, só cuidado para alguém não pensar nisso antes, ou seja, acorde cedo no início da rodada!

    A segunda expansão, as exigências do bispo, colocam pedidos especiais do nosso santo chefinho na forma de novos tiles. Aqueles que retiramos ao restaurar o teto têm, em seu verso, uma moeda, que gera o rendimento que já comentei na descrição mecânica do jogo, e uma cor. Nesta expansão, podemos fazer a vontade do bispo em troca de pontos imediatos, além de dinheiro fixo e recebimento de cores conforme as que trocamos pelos tiles de exigência. Isto é feito na oficina, podendo usar um de nossos assistentes para, em vez de misturar tintas, satisfazer um destes pedidos uma vez por rodada.

    maxresdefault
    Os pedidos do bispo

    A terceira expansão adiciona a nossa paleta, as cores rosa e marrom. Parece pouco, mas toda a cadeia de comprar e misturar tintas é afetada com estas duas cores. Tanto que é interessante, para novatos em Fresco, jogar apenas com as duas expansões em uma primeira sessão.

    Com estas três expansões, Fresco vira um jogo de complexidade média e, graças a isso, atingiu o top 200 do boardgamegeek. São com estas expansões que ele mostra suas verdadeiras cores. A aleatoriedade do mercado a cada rodada, dos tiles na restauração do afresco e dos retratos garantem boa rejogabilidade também. O fato de ser um worker placement no qual a alocação é feita não no tabuleiro principal, mas secretamente é outra característica estratégica, pois você precisará planejar suas ações levando em conta as intenções dos oponentes.

    De ruim, ressaltaria o fato de não termos um senso de progressão na partida, já que do meio jogo em diante não notamos mudanças no focos dos objetivos de curto prazo. Aqui, a sessão segue do mesmo modo, rodada após rodada, mas pelo menos as partidas tendem a ser curtas. A arte do teto da catedral é meio decepcionante, esperava algo mais majestoso na primeira vez que vi, tanto que confeccionarei meu próprio afresco em breve, mas este é um pormenor. Finalmente, a solução do jogador fantasma, chamado Leonardo, nos jogos em dois oponente é chata de controlar, Fresco fica melhor com três ou quatro participantes.

    Fresco não é uma obra-prima de algum mestre italiano, mas merece figurar na galeria de sua coleção, principalmente para os eurogamers, pelo tema diferente e bem integrado e o nível modular de complexidade das expansões já incluídas.

    NOTA: algumas palavras sobre a edição Big Box, pois sei que os amigos perguntarão. Esta caixa traz o jogo base e dez expansões, as três já comentadas e mais sete módulos. Esta dezena pode ser adicionada como quiserem. Usar tudo de uma vez eleva bastante a complexidade e a duração da partida, mas, meu maior problema, alguns módulos destes se desviam demais da proposta inicial do jogo que é restaurar o teto da catedral, quando muito, o altar. Temos fontes dos desejos, vitrais, sinos, doenças. Para os muito fanáticos por Fresco ou para os que o jogarão demais, talvez seja uma aquisição interessante, mas o custo da caixa imensa e do frete fica excessivo. Apenas a caixa base e seu conteúdo usual já está de bom tamanho.

    Pontos positivos:
    – Tema diferente
    – Boa dose estratégica sem ser cansativa
    – Definir a rodada com a hora de acordar
    – Misturar cores
    – Pode ser uma boa opção de jogo de entrada
    – Expansões já incluídas

    Pontos negativos:
    – Com uma produção tão bacana, a arte do afresco em si merecia uma atenção maior
    – O modo para dois jogadores tem um dummy player sem graça e chato de controlar
    – Não há diferenças no que fazer no começo, meio e fim da partida

    Ficha Técnica:
    Jogadores: 2-4
    Idade: a partir de 10 anos
    Duração: 60 minutos
    Tipo: caixa básica com expansões incluídas
    Fabricante/Desenvolvedora: Queen Games
    Idioma: Inglês
    Preço Médio: R$ 250,00

    ludopedia BGG

     

    Lucas Andrade (Lukita ou Meistre Lucas) "O Homem que se Espalha": A mente geradora da fagulha primordial responsável pela materialização do grupo. É ou foi professor de Matemática de todas as pessoas de gerações mais novas que conhece. É presidente e provavelmente o membro mais empenhado em idealizar novos projetos, iniciativas e firmar parcerias. Tente comer durante as partidas ou amarrotar a toalha oficial das mesas e verá despertar nele um tique nervoso capaz de tirá-lo de seu estado racional. O fato de ser adepto e precursor no grupo do modo de jogo intitulado por ele mesmo "Red Lukita vs. Blue Lukita" revela um aspecto esquizofrênico de sua personalidade. Não joga à vontade sem uma trilha sonora que remeta ao jogo que estiver à mesa. Outros interesses: ópera e música clássica em geral, quadrinhos da DC Comics, esportes americanos, séries de TV, clássicos do cinema.

    3 COMENTÁRIOS

    1. Lukita… Tu sabe se esse jogão vem para nosso Brasil?

    2. Vamos aos comentários sobre o que li primeiro.
      O jogo me pareceu mesmo bem temático, apesar de parecer que as ações serão sempre as mesmas (comprar tintas, misturar tintas, ‘pintar o teto da capela’, ir ao teatro) isso não me pareceu tornar o jogo repetitivo, afinal, pintar alguma coisa é repetitivo (separa a tinta, mistura a tinta e pinta, enfim). Muito temático mesmo o jogo e vai ajudar a lembrar as misturas das cores primárias e secundárias… ehehhe
      Não sei se colocaria na minha coleção, talvez daqui algum tempo, pois tenho outros jogos, digamos mais interessantes a serem adquiridos (acredito que sempre temos outros jogos a serem adquiridos), mas vai ficar no radar, surgindo uma boa oportunidade porque não.

      Sobre o texto, como sempre uma boa degustação e dessa vez foi a sobremesa do meu café da manhã.
      Continue assim Lukita e espero vc em Novembro aqui em SP para jogarmos no encontro de boardgames.
      Abraços.

    3. As negociações estão meio amarradas! Não esperaria para tão cedo! Em todo caso, ele não depende de idioma.

    Deixe um Comentário